top of page

Porque uma grande indústria gasta milhões em publicidade no horário nobre na TV?

  • Foto do escritor: Rochele de Matos
    Rochele de Matos
  • 7 de fev. de 2024
  • 2 min de leitura

Nestas últimas semanas tenho visto algumas movimentações bastante significativas no quesito publicidade nos canais de TV do Brasil. 

Seja em grandes emissoras ou até mesmo naquelas com pouco alcance, as empresas parecem estar entendendo a importância da utilização do marketing 360° como uma estratégia que deve ser perpetuada.


Nos últimos anos vimos uma migração intensa para os canais digitais, o que considero excelente. Inclusive, acredito que todas as empresas precisam estar em ambos ambientes: FÍSICO e DIGITAL. Porém, ao abraçar a estratégia online, muitas esqueceram de outros aspectos tão importantes quanto os que estamos desenvolvendo no ambiente digital. 

Não que uma estratégia sobressaia ou seja melhor que a outra, mas a junção de ambas amplia e traz potência, além da credibilidade, que a TV traz com louvor.


Mas eu vim falar de uma empresa em especial, ela se chama ArcelorMittal. 

Se você trabalha na indústria, construção ou qualquer nicho que utilize AÇO, com certeza conhece esse nome. 

Mas o que faz uma empresa, que não tem na grande massa seu público final, criar uma campanha de peso em horário nobre? 


Obviamente não faço parte do time de marketing para saber, mas posso elaborar diversas razões, levando em conta a perspectiva e o conhecimento que tenho:


1 - O primeiro motivo pode ser o alcance de um público diversificado, para gerar uma exposição para uma grande quantidade de pessoas.

Quando falo de grande quantidade, falo da REDE GLOBO de TV, maior emissora brasileira, que está presente em 99% dos domicílios e que possui, em média, 32% da participação da audiência brasileira (mais que o dobro da segunda colocada, a RECORD, que tem em média 11,2% de acordo com o Painel Nacional de Televisão - PNT).

O fato é que, ao anunciar em horário nobre, a empresa reforça sua imagem e posiciona a marca como LÍDER do setor. A associação da marca com uma emissora renomada contribui para a percepção positiva dos clientes e espectadores.


2 - O segundo motivo pode ser aumentar a conscientização da marca entre os consumidores. E, obviamente, destacando seus valores corporativos e gerando uma conexão emocional, a empresa se diferencia da concorrência. Junto com a conscientização, podemos pensar no aumento da credibilidade e confiança, sentimentos que são construídos de maneira contínua e devem ser alimentados constantemente.


3 - O terceiro, e só vou falar de três para não virar um livro, seria uma estratégia de pré-lançamento de produtos ou iniciativas. Trazer essas conexão com a massa pode indicar que podem vir novidades por aí. 

De maneira geral, além dos tópicos, vejo que a indústria brasileira faz um movimento para voltar a aparecer no cenário nacional para mostrar toda a sua força e potência. 

E respondendo a pergunta inicial, as respostas podem ser muitas, mas uma coisa é certa: o que uma empresa deseja é SER VISTA e SER LEMBRADA. 

Então, quando você for pensar em canais de comunicação, pense no eixo 360° e não deixe nada de fora, pois você pode estar deixando uma grande fatia de clientes de lado e esquecendo de nadar em um oceano azul que poucos tem habilidade e criatividade para navegar.

E você, quais canais de comunicação mais utiliza?


Por Rochele de Matos, Conselheira Empresarial, Cientista Social e CMO.


ree

 
 
 

Comentários


bottom of page